quinta-feira, 21 de maio de 2009

As Voltas

Sentando-me ontem a ver as estrelas no muro branco do miradouro lembrei-me de um anuncio de aqui há uns anos, um anuncio a uma bebida alcoolica, em que se dizia que a tradiçao já não é aquilo que era.

Pois bem, vou fazer um exercício mental para ver se hoje em dia isso se aplica.

CARNAVAL de VERÃO - Pois bem aqui esta uma situaçao que demonstra que é verdade, pois no tempo em que os cabeçudos do bombeiros eram novos os carnavais eram epocas frias, as vezes chuvosas, hoje em dia podemos ir a Santa Cruz e desfrutar de um belo corso com a careca ao sol.

RAINHA das VINDIMAS - Antigamente era o culminar de uma festa que fechava a epoca das vindimas, baile de gala com os melhores grupos onde se pagava caro para marcar presença. Hoje em dia ocorre em Outubro a abrir uma semana de festas num recondito local onde quando se chega se sente uma leve brisa fedorenta.

CANTAR dos REIS - Ocorria numa época gélida onde os corpos buscavam os nectares do Deus Baco para retemperar energias e prosseguir com a bela tradição que peregrinava pelas ruas daquela bela localidade na nossa serra do Montejunto. Ouvi dizer que nos dias de hoje tambem é possivel que ocorra em climas primaveris, fora das encostas da serra, com grafismos previamente cravados numa especie de porta com um marco vemelho que segundo rezam as más linguas simboliza os bacorianos liquidos.

BAILE da ESPIGA - Simbolizava as crenças que afirmavam que se tudo ocorrece conforme o que ancestralmente era celebrado o ano correria de feição a todos, no pão, no vinho, no azeite. Hoje em dia está deserto pois anda tudo a CANTAR OS REIS na Primavera.

Definitivamente, a Tradição já não é o que era....

Nenhum comentário: