sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Serviço Publico do Miradouro

"COMUNICADO

MUNICÍPIO DE CADAVAL
Gabinete do Presidente





COMUNICADO



É do meu conhecimento que ontem 30/09/2008 o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde fechou às 20 horas, ficando a população do Concelho impedida do acesso às urgências facto que causou grande incomodidade a quem necessitou da urgência médica tendo que recorrer ao Hospital de Torres Vedras com todos os inconvenientes resultantes.

A Administração Regional de Saúde garantiu-me que o serviço de Urgência 24 horas não seria alterado enquanto o Novo Centro de Saúde não estivesse a funcionar ou não fossem criadas condições alternativas, melhores ou equivalentes às existentes.

O encerramento às 20 horas do dia de ontem, bem como, segundo consta, na noite do próximo dia 07/10/2008, resultante portanto de uma medida avulsa da responsabilidade exclusiva da Directora do Centro de Saúde que permitindo a vários médicos entrarem de férias ao mesmo tempo demonstrou o maior desrespeito pelos doentes deixando-os sem alternativa, com a agravante de não ter tornado público tal decisão que levou a que as pessoas que se dirigiram ao Centro de Saúde, nessa noite, se sentissem defraudadas dos seus direitos, por quem recebe precisamente para os garantir.

No plano de acção do Oeste, visando contrapartidas para a região pela não construção do novo Aeroporto na OTA, o Governo voltou a considerar indispensável a Construção do Novo Centro de Saúde, corroborando a consideração que nos merece a população do Concelho do Cadaval no que concerne ao direito à assistência médica permanente.

Assim, não tendo sido alteradas as circunstâncias que têm levado à manutenção do SAP 24 horas; não tendo sido dadas razões ponderosas para qualquer encerramento, ainda que pontual; o encerramento, ainda que ilegal, não foi tornado público nem tão pouco comunicado oficialmente à Câmara Municipal do Cadaval e Juntas de Freguesia.

Face ao exposto, entendi divulgar através do presente comunicado a anormalidade desta situação, dando conhecimento a todos os munícipes da mesma, bem como a não aceitação por parte da Autarquia deste tipo de prepotências, no maior desrespeito pelas instituições locais e pela população, em especial a mais idosa, que a todo o momento pode necessitar de socorro médico.

Cadaval, 01 de Outubro de 2008

O Presidente da Câmara

Aristides Lourenço Sécio"

Aproveito para saudar a coragem de finalmente transmitir esta indignação aos munícipes, sugerindo a mesma comunicação aos órgãos hierarquicamente superiores no Ministério da Saúde e de relembrar que não é a primeira vez que isto acontece. Quem não se lembra das FERIAS DE NATAL E ANO NOVO QUE O NOSSO CENTRO DE SAÚDE teve?

Nenhum comentário: